quinta-feira, 16 de julho de 2009

Literatura

Texto publicado no blog: www.sescliteratura.blogspot.com no dia 21/11/08 às 22h57
SESC traz a arte de contar histórias aos palcos do Teatro Jofre Soares


Uma noite diferente para os amantes das letras. A peça “De conto a canto” mescla literatura dramática e música em uma apresentação que valoriza aspectos simples e pitorescos da velha arte da contação de histórias. A apresentação acontece na próxima terça-feira, dia 25, no Teatro SESC Jofre Soares, no SESC Centro. A entrada é franca.O espetáculo realiza um resgate da tradicional arte de contar histórias. Esta que ultrapassa os tempos e permanece viva de boca em boca e de conto a canto, como sugere o título da peça.
Segundo Luciano Pontes, diretor da peça, o trabalho é um resultado de investigações de uma linguagem própria a partir do teatro de formas animadas, da arte do palhaço e da literatura popular.No repertório, músicas e letras criadas pelos atores e outras recolhidas em pesquisas na tradição oral brasileira. “Contar histórias e cantar é uma grande brincadeira, buscamos o lúdico, o humor e a poesia, por isso, ‘De conto a canto’ é um exercício de humanidade”, explica o dramaturgo.
Para realizar uma homenagem ao Mestre Graça os atores prepararam ainda uma leitura dramatizada de Vidas Secas, intitulada: Leitura seca sobre um mundo coberto de penas. A apresentação acontece no final do espetáculo “De conto a canto”.
Luciano Pontes e a musicista Adriana Milet realizaram durante todo o ano uma capacitação para os contadores de história da Trupe Gogó da Ema, formada por colaboradores do SESC Alagoas. O resultado será apresentado ao público no próximo dia 26 em uma sessão de contações chamada “Histórias do Velho Graça”, onde todo trabalho de criação foi inspirado na vida e obra de Graciliano Ramos.

Luciano Pontes
É escritor, ator, palhaço e contador de histórias. Desde 2003 integra o elenco do Programa Doutores da Alegria Recife, programa pioneiro no Brasil em levar a arte do palhaço para crianças hospitalizadas. Publicou os livros “ouvindo as Conchas do Mar”, “Uma História sem Pé nem Cabeça” e o “Carrossel do Tempo” pela Editora Paulinas. E ainda o livro “Em Briga de Irmão, Quem Dá Opinião?” Pela Editora FTD.
Adriana Milet
É musicista, arte-educadora e diretora musical. Participou de vários espetáculos de teatro e dança como diretora do musical. Atualmente está em cartaz com o espetáculo Era uma vez outra vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário