quinta-feira, 16 de julho de 2009

Efervescência literária

Texto publicado no blog: www.sescliteratura.blogspot.com no dia 18/11/08 às 09h46

De 25 a 29 de novembro a I Jornada de Literatura do SESC homenageia a obra de Graciliano Ramos com apresentações artísticas de grupos locais, oficinas, debates, contação de histórias e muito mais.



Velho Graça, Mestre Graça, Major Graça. Assim chamavam afetuosamente esse ilustre alagoano que até hoje é tema de livros, debates e análises. O SESC Alagoas comemora os 70 anos da primeira edição do livro Vidas Secas, uma das obras mais difundidas do autor em todo o Brasil e no mundo. Uma maratona literária com palestras, oficinas, ciclos de leitura e apresentações artísticas movimenta diversos pontos da cidade como o teatro SESC Jofre Soares, o Centro de Maceió, a Universidade Federal de Alagoas, entre outros.A obra de Graciliano Ramos vai ser vista de diversas formas e linguagens. Seja nas contações das "Histórias do Velho Graça", realizada pela trupe Gogó da Ema, nas performances teatrais da Companhia Teatro da Meia Noite e Companhia do Chapéu, ou, ainda, nas análises e debates das oficinas e mesas-redondas e Ciclo de Leituras. Foi em meio a essa miscelânea cultural que foi pensada a I Jornada de Literatura do Centro de Difusão e Realizações Literárias – CDRL, que conta com a presença de conceituados autores e críticos literários locais e nacionais.

Marcam presença durante o evento o escritor Moacyr Scliar (integrante da Academia Brasileira de Letras), a escritora Lúcia Bettencourt (RJ), vencedora do prêmio SESC de Literatura edição 2005, Maurício de Almeida, vencedor do Prêmio SESC, edição 2007, o contador de histórias e escritor Luciano Pontes (PE) e o poeta multifacetado Ricardo Aleixo.Programação Durante toda a semana uma programação variada traz atividades para todas as idades e gêneros literários. Prosas, poesias e literatura dramática fazem parte do programa da Jornada. Para iniciar as atividades, em Maceió, uma oficina com a professora Susana Souto (AL) aborda "As diversas leituras de Vidas Secas".

A programação continua com performances de rua da Companhia do Chapéu e uma Mesa-Redonda no auditório da Biblioteca Central, Ufal, com o tema: Vidas Secas – 70 anos depois, com o professor doutor Roberto Sarmento, Fábio José dos Santos e mediação do coordenador artístico-cultural do SESC, Guilherme Ramos. Nos outros dias oficinas para crianças e adolescentes, com Bete Krisan (AL) e Myrna Maracajá (PE) e de "Análise e desenvolvimento de narrativas", com Lúcia Bettencourt (RJ) movimentam públicos de diversas idades. Dentre as performances literárias, a Companhia Teatro da Meia Noite apresenta "Vidas Secas – Fragmentos" e a Companhia do Chapéu apresenta "Umas Leituras".

Aqui no Blog Literário do SESC/AL, você vai saber a cada dia as novidades da Jornada, além de acompanhar as fotos das apresentações e atividades de toda a semana em Maceió e dos eventos realizados no SESC em Palmeira dos Índios e Teotônio Vilela. Acompanhe conosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário